quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Método de transição funcional com valências múltiplas

Janilson Quadros

     Desenvolvido juntamente com o Preparador Físico Especialista em Performance do Treinamento, José Lummertz, o Método de Transição Funcional com Valências Múltiplas visa de maneira integrada aproximar a transferência do atleta do departamento médico para o departamento de preparação física do clube. Definimos, em conjunto, manobras de treinamento e retreinamento para que o atleta possa voltar gradualmente ao ritmo normal anterior à lesão, sem prejuízo de reincidência da mesma. Utilizamos exercícios que façam o atleta retomar seus movimentos e condicionar novamente em todas as valências necessárias para sua melhor performance.

   Este método nada mais é do que a fase final da reabilitação e o início do condicionamento físico do atleta. É aplicado em atletas de futebol profissional quando estão se transferindo do Departamento Médico para os Trabalhos de Campo (condicionamento físico) e é supervisionado pelo fisioterapeuta e preparador físico. Porém, para entender este método é preciso saber como funciona todo o processo de reabilitação do atleta, do primeiro minuto após a lesão até estar apto e pronto para o treinador. O desenho abaixo ilustra o processo de reabilitação.


Para relembrar, a reabilitação divide-se em três fases:

Fase 1 – Fase Clínica: momento em que o objetivo está na diminuição do processo inflamatório, reativação da ADM, reforço da musculatura e fase proprioceptiva.

Imagem de arquivo

Fase 2 – Fase de Movimentos Específicos: nesta fase, o atleta já está em fase final de readaptação muscular. Portanto, inicia-se com movimentos específicos, ou seja, os gestos utilizados dentro do campo. Por exemplo, os zagueiros realizam movimentos como: antecipação, cabeceios, coberturas, etc. Assim, chega-se próximo de uma simulação do que o atleta realiza em campo. Mas ainda mantêm-se circuitos proprioceptivos e pliométricos para melhora da estabilidade.



Fase 3 – Fase de Transição: quando o atleta está deixando a fisioterapia e entrando na fase de recondicionamento com o preparador físico. Nesta fase é muito importante possuir uma Comissão Técnica em sintonia. Aqui há a combinação das três fases: Inicialmente, o atleta realiza uma reavaliação no DM. Após, realiza movimentos específicos; e, por último, o condicionamento físico (retreinamento). O trabalho final de recuperação dos atletas, visando colocá-lo apto para o treinador, determina-se fundamentalmente após a utilização do Método de Transição Funcional com Valências Múltiplas, onde se finaliza o Trabalho da Fase de Transição do Departamento de Fisioterapia e iniciam-se as atividades de campo dentro da Preparação Física.



O Método de Transição Funcional com Valências Múltiplas é aplicado entre a Fase 3 e o Condicionamento Físico. Neste momento atuam fisioterapeuta e preparador físico juntos. 

Ao mesmo tempo em que o atleta realiza exercícios com os movimentos específicos da sua posição tática elaborados pelo fisioterapeuta, intercala exercícios aeróbico/anaeróbico desenvolvidos pelo preparador físico, executando assim, um circuito funcional com valências múltiplas. Desta forma, acelera-se a devolução do atleta ao treinador em razão dos trabalhos com movimentos funcionais utilizados em campo somados ao trabalho de condicionamento físico. 



Do ponto de vista da Preparação Física, a interação com o Departamento Médico é fundamental o acompanhamento de todo processo de recuperação do atleta, desde o momento da lesão até as fases finais do tratamento são imprescindíveis em todos os aspectos: psicológico, de reabilitação e de recondicionamento. Sempre há de considerar as valências físicas do atleta: flexibilidade, força, força estática, força explosiva, resistência muscular local, resistência anaeróbia, resistência aeróbia, velocidade de movimentos, velocidade de reação e agilidade.

      Portanto, dentro de todo o processo de reabilitação de um atleta há sempre movimentos direcionados àqueles executados dentro do campo. Após a Transição Funcional com Valências Múltiplas, o atleta estará completamente liberado do Departamento Médico, podendo assim realizar a finalização do condicionamento físico e, posteriormente, a sua reintegração ao grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário